WEBMAIL | LOGIN | +55 (16) 99779-8102
ligue

+55 (16) 3244-1099

atendimento

comercial@quinelatofreios.com.br

16/09/2020

ISO: O que é isso?

Você sabe já deve ter ouvido falar muito sobre a Certificação ISO, que é sempre exibida pelas empresas como uma forma de assegurar a qualidade de seus produtos, processos ou serviços, mas afinal de contas, você sabe o que é isso?

ISO é uma organização não governamental chamada International Organization for Standardization, ou em português, Organização Internacional de Padronização. Ela tem o objetivo de confeccionar normas de padronização para processos, produtos e serviços.

Entre as várias normas elaboradas pela organização, existe a ISO 9001, focada nos Sistemas de Gestão da Qualidade. O objetivo dessa certificação é demostrar a capacidade da Quinelato Freios para atender os requisitos e necessidades de nossos clientes, e através da aplicação eficaz dessa norma, conseguimos aumentar ainda mais o nível de satisfação dos consumidores.

E desde quando a Quinelato Freios é certificada?

Iniciamos esse processo de certificação em 2002, e desde então, nós viemos mantendo essa certificação, você pode acessar nosso certificado clicando aqui. A iniciativa de obter essa certificação surgiu por parte da própria Quinelato Freios, como uma forma demonstrar ainda mais a nossa preocupação em garantir ao nosso cliente a qualidade dos nossos produtos e afirmar o nosso compromisso de Respeito ao Cliente.

A norma ISO 9001, assim como todas as outras normas, passa por processos de revisão, e a última versão dessa norma entrou em vigor em dezembro de 2015, é a ISO 9001:2015, e a Quinelato Freios iniciou o processo de adequação aqui na empresa logo em janeiro de 2016. Passamos por um ano de adequações e em março de 2017 fomos recertificados na nova versão, sendo uma das empresas pioneiras em nossa região.

Como a ISO 9001:2015 se aplica no dia a dia?

Todos os nossos processos produtivos passam por medições, controles e registros, tudo previamente estipulado e controlado seguindo os rigorosos padrões da norma. Esse controle se estende para todos os departamentos da empresa, assim, conseguimos controlar desde o recebimento de matéria prima, processos produtivos e administrativos, até que o produto final, seja enviado ao cliente.

Veja um exemplo de como esse controle acontece no processo de fabricação dos nossos pistões,

Primeiro recebemos a matéria prima bruta de alumínio, que passa por um processo de inspeção de recebimento, onde realizamos análises do material e do certificado que acompanha a matéria prima, para garantir que o material recebido está de acordo com as características solicitada ao nosso fornecedor.

Após isso, temos o processo produtivo todo controlado, através de diversas tolerâncias e dimensões do produto que são verificadas ao longo de todo o processo de fabricação, por pessoas capacitadas e equipamentos devidamente calibrados.

Finalizando a produção, os pistões são direcionados para o nosso estoque, onde o processo de armazenamento acontece seguindo procedimentos pré-definidos para garantir sua preservação e a identificação correta do produto. A última etapa é quando eles são embalados de acordo com o pedido e enviados aos clientes, assim garantimos um produto corretamente dimensionado, identificado, armazenado e integro.

Manutenção da Certificação ISO:9001

Para mantermos esse certificado, a Quinelato Freios passa por processos de auditorias, que ocorrem a cada três meses e podem ser Internas ou Externas. As auditorias internas são aplicadas por colaboradores da própria empresa, que são devidamente treinados para realizar a verificação dos processos produtivos e administrativos da organização, e seu objetivo é garantir que todos os requisitos da norma ISO 9001:2015 estão devidamente implementados e em funcionamento. O outro tipo de auditoria é a externa, que é aplicada por órgãos oficiais certificadores, que são reconhecidos pelo INMETRO e por entidades internacionais de certificação.

As auditorias externas são de dois tipos, podem ser manutenção do certificado, enquanto nossa certificação estiver no período de vigência ou validade, ou então, de recertificação que ocorre a cada três anos, que é o prazo de validade do certificado. Historicamente a Quinelato nunca teve problemas em manter a sua certificação, ou seja, nosso certificado está em vigor desde 2002, ininterruptamente.

Fizemos um vídeo onde nosso coordenador de qualidade, Alexandre Dalseno, explica detalhadamente como funciona essa certificação, confira clicando na imagem abaixo:

Assim demonstramos aos nossos clientes o compromisso da Quinelato Freios em oferecer produtos de qualidade, atender as necessidades, expectativas e garantir o Respeito ao Cliente.

Deixe um comentário